Começam nesta segunda-feira – 08/04/2013.

No site:

https://www.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/4453-inscricoes-para-processo-de-certificacao-ocupacional-de-diretor-de-escola-estadual-comecam-nesta-segunda-feira

foi divulgado

”   Servidores da Educação interessados em participar do processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual devem ficar atentos ao período de inscrição, que começa hoje e vai até o dia 26 de abril. A inscrição para o processo deve ser feita no ambiente virtual da certificação (clique no link).

De acordo com o edital do processo, podem participar do processo, servidores efetivos e efetivados das carreiras de Professor de Educação Básica ou Especialista em Educação Básica, com formação voltada para o magistério.

A certificação é requisito básico para que um servidor exerça o cargo de diretor de escola estadual, pois ela atesta que o candidato tem os conhecimentos e habilidades necessárias. O processo acontece em duas etapas, sendo prova objetiva e a avaliação dos títulos. Ao final desse processo, será concedida ao candidato aprovado a certificação ocupacional, com validade de quatro anos, que o torna apto a pleitear o cargo do diretor de escola estadual.

É importante ressaltar que a aprovação no processo de certificação ocupacional não garante ao candidato nomeação no cargo de diretor.

Provas

A prova de Certificação Ocupacional está prevista para o dia 16 de junho e será composta de 60 questões de múltipla escolha. A prova abordará temáticas tanto da área de Educação, como políticas públicas da educação mineira e bases legais da educação, quanto da área de Gestão Pública, como planejamento e gestão de recursos orçamentários e financeiros e gestão de pessoas. O conteúdo programático completo de cada uma das temáticas pode ser conferido no Anexo II do edital.

Certificação anterior

O último processo de Certificação Ocupacional foi realizado em 2010. Na ocasião, a Secretaria certificou 13.444 educadores em todo o Estado, superando o número de certificações das duas primeiras edições, realizadas em 2006 e 2007, quando foram certificados 11.364 candidatos.

A certificação realizada em 2010 terá validade até dezembro de 2014. A Secretaria de Educação recomenda que todos os servidores interessados em ocupar o cargo de Diretor de Escola Estadual, mesmo que já sejam certificados, devem se submeter ao novo processo. A certificação realizada este ano terá validade até o ano de 2017.

Leia também:

- Divulgado edital do processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual (02-04-13)“.

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